curta.news

Notícias em 1 parágrafo!

Tudo sobre Chang'E 6

Desvendando os mistérios do lado oculto da Lua: primeiras amostras são trazidas à Terra

A sonda chinesa Chang'e 6 pousou com sucesso no lado oculto da Lua e retornou à Terra com cerca de 2 kg de amostras lunares. As amostras estão sendo preparadas para análise por pesquisadores chineses e serão disponibilizadas para cientistas internacionais em dois anos. Além das amostras, a missão também trouxe um detector de íons negativos à Agência Espacial Europeia. As amostras coletadas devem ajudar a desvendar mistérios sobre o lado mais distante da Lua, que apesar de receber a mesma quantidade de luz solar, apresenta diferenças significativas em relação ao lado visível.

Missão da Chang'e 6 deixa módulo lunar para morrer no lado oculto da Lua

A China se tornou o primeiro país a conseguir amostras do lado oculto da Lua através da missão Chang’e 6. Enquanto a cápsula retornou à Terra com segurança, o módulo de pouso que coletou os materiais ficou na superfície lunar. Com a missão realizada com sucesso, as amostras serão estudadas, mas o equipamento não possui aquecedores de radioisótopos para atividades de longo prazo, resultando em sua inutilidade e morte no lado oculto da Lua.

China traz amostras inéditas do lado oculto da Lua em missão histórica

A China alcançou um marco ao trazer amostras do lado oculto da Lua. A missão Chang’e 6, concluída na terça-feira 25, trouxe rochas lunares inéditas. O pouso ocorreu às 3h07 (horário de Brasília) na Mongólia e foi transmitido ao vivo pela internet, em mandarim e inglês. Astrônomos amadores monitoraram a missão e pesquisadores brasileiros participaram do monitoramento. As amostras do lado oculto da Lua serão catalogadas e analisadas em laboratório para elucidar as diferenças entre o lado visível e o lado oculto da Lua, sendo predominantes as rochas vulcânicas.

Missão China: bandeira de basalto é desdobrada no lado oculto da Lua

A missão Chang'e 6, da China, ao chegar ao lado oculto da Lua, desenrolou uma bandeira feita de basalto, uma rocha vulcânica presente tanto na Lua quanto na Terra. A bandeira, que tem 30 cm por 20 cm e pesa apenas 11,3 gramas, é parte da missão de retorno de amostras da Chang'e 6, prevista para chegar à Terra por volta do dia 25 de junho. A escolha do basalto para fabricar a bandeira foi estratégica, visando uma exploração lunar sustentável e utilizando os recursos disponíveis no local.

Quer mais notícias? Cadastre-se para acessar conteúdo personalizado e exclusivo!